sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Aula do dia 17/09/07
Telefonia via Internet é o conjunto de hardware e sofwtare que possibilita o uso da Internet como meio de transmissão de ligações telefônicas. Esse tipo de transmissão chama-se “VoIP” (Voice Over Internet Protocol ou Voz sobre o Protocolo de Internet). Significa a transformação da voz em pacotes de dados digitais para que possa ser transportada pela rede Internet.
Alguns programas utilizados:
SKYPE (http://www.skype.com/)
IP PHONE BRASIL (http://www.ipphonebrasil.com/
TAHO (http://www.2006.taho.com.br/)
GOOGLE TALK (htp://www.google.com/talk/
MSN MESSENGER (http://br.msn.com/)
YAHOO MESSENGER (htp://voive.yahoo.com)
TERRA VOIP (http://voip.terra.com.br/)
O Skype é o programa para uso de VoIP mais conhecido mundialmente (122 milhões de downloads no mundo) e funciona como um sistema de troca de mensagem instantânea que usa a voz em vez de teclado.
O VoIP funciona convertendo o sinal de voz do telefone para um sinal digital, que é transmitido pela internet. No outro extremo este sinal digital é reconvertido para sinal de voz. Quando é usado um adaptador de telefone (ATA) conectado ao computador, as chamadas são executadas exatamente como num telefone normal. Inicialmente, ouve-se um sinal de chamada e após disca-se o número desejado.
Vantagens do VoIP:
- Redução de até 90% nos custos em relação às tarifas cobradas pelas empresas de telefonia fixa nas ligações de longa distância (DDD e DDI).
- Permite ligações gratuitas entre usuários que tenham uma linha da VoIP. Todos os serviços da telefonia convencional (secretária eletrônica, serviço de espera, teleconferência, identificação de chamadas, fax e outros) agregados às facilidades de envio de fotos e documentos, mesmo durante a conversa.
- Dispensa totalmente o uso do computador desde que haja um adaptador (ATA) acoplado ao telefone convencional (PABX).
- Portabilidade: acesso disponível em qualquer lugar do mundo, tão conveniente como e-mail.
- Não existe limite temporal: as chamadas podem ser feitas a qualquer hora do dia ou da noite.
- Serviço em constante evolução tecnológica.
Desvantagens do VoIP:
- Nem sempre a qualidade do som e a conexão é garantida. O telefone VoIP demora de 15 a 30 segundos para completar as ligações.
- Para as ligações locais e celular – porque as ligações saem da Internet e passam pelas redes da operadoras de telefonia fixa e móvel, onerando os custos.
- Não há segurança na transmissão, pois qualquer Hacker pode interceptar uma ligação, uma vez que a conversa trafega em meio público...”grampo na internet
- Custo alto na implantação, no caso em que a estrutura de rede e os equipamentos forem antigos, como: cabeamento, Hubs, Switches, Roteadores, Telefones IP e mão-de-obra especializada.
- Limitação das redes IP para a transmissão da voz, além da perda existente na rede, que exige o aumento da banda.- Em uso doméstico exige adaptações e limitações de uso.
- Os interlocutores precisam ter acesso à Internet banda larga e seus computadores deve ser equipados com microfone, caixa de som e softwares específicos.
Como podemos observar, ainda existem muitas desvantagens iniciais para a implantação dessa tecnologia em nossas rotinas diárias, mas sabemos que todas as barreiras aos poucos, já estão sendo rompidas. Muitas empresas já aderiram ao uso do VoIP e os resultados estão sendo cuidadosamente analisados.
O sucesso é certo,mesmo que ainda leve algum tempo para a sua popularização.
Não podemos esquecer em hipótese alguma, dos cuidados ao adotarmos uma política de segurança da informação eficaz. Se as observações quanto à segurança não forem bem feitas, as vantagens financeiras com a redução de custo podem ser cruelmente desperdiçadas.
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
Aula do dia 12/09/07
A turma aprovou com muitas palmas a didática e a forma de exposição dos tópicos, pouco familiar para muitos!!
Dentre muitas considerações, entendemos aspectos sobre a Evolução da linguagem de programação e sobre a Engenharia de Requisitos: Com o objetivo de extrair do sistema requisitos para resolver os problemas de forma coerente.
Abaixo, outras abordagens:
Modelos Conceituais de Referência
- Como mapear as informações diferentes, de forma que consigam comunicar-se entre si ? Padronizando modelos conceituais de forma explícita.
- Benefícios da abordagem: Reutilização e gestão do conhecimento; Busca inteligente da interoperabilidade de dados e aplicações.
Modelagem e Reeengenharia de Processos
- Desafio : Atender as necessidades de negócios estratégicos como : as regras, os eventos externos, quem os executará e a periodicidade das informações.
- Benefícios: Entendimento do negócio e documentação de processos; Melhoria dos Processos ; Derivação de requisitos de aplicações computacionais.
Aula do dia 11/09/07
Abaixo relacionados seguem os principais tópicos discutidos:
- Data Warehouse
Tratam grandes volumes de informações, geralmente muito importantes para a empresa. É uma ferramente de alto nível para decisões gerenciais. Exige alto investimento financeiro e alta tecnologia em hardware.
- Sistemas baseados em regras
Em geral é usado como um sistema de apoio: sugere uma solução para cada problema .Enxerga o problema como um conjunto de regras previamente definidas, baseado em regras claras de "se..." ou " então...".
- ERP
O mais conhecido no mercado é o R/3 da empresa SAP. É um software bastante complexo, que integra todos os setores da empresa e possui módulos específicos para cada setor. Precisa de constante atualização e pode ser customizado...verificando-se o custo-benefício!
- CRM
É uma filosofia firmada para personalizar as informações de acordo com o perfil dios clientes. Gerencia esse relacionamento e elimina a visão fragmentada do negócio, colocando vários sistemas usados na empresa, numa mesma unidade de tempo.
domingo, 23 de setembro de 2007
Aula do dia 29/08/07
Vimos que as informações podem ser Estruradas e Não-Estruturadas.
Exemplos de Organização Estruturada:
Dados de cadastros de clientes; Folhas de Pagamento.....são previamente definidas!
Exemplos de Organização Não-Estrturada:
sites de busca do tipo Google e Yahoo
SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados
QUANDO USAR??
- Principalmente quando podemos mensurar a redução no tempo de desenvolvimento, a economia de escala e o acesso à informação atualizada.
QUANDO NÃO-USAR??
- Em especial quando as aplicações já definidas são simples e não possuem perspectivas de mudanças, quando não houver a necessidade de compartilhar as informações e quando o custo-benefício não for justificado.
Aula do dia 28/08/07
" nascimento do nosso BLOG".
Tivemos a apresentação de alguns endereços muito relevantes, úteis para consultas e apresentação de temas comuns à alunos e profissionais.....pois como já sabemos, o foco do blog é a abordagem de questões profissionais, relacionamentos e ambientes de trabalho...coisas bem familiares no nosso dia-a-dia.
A seguir, alguns dos endereços usados em aula:
Aula do dia 27/08/07
Os temas abordados em aula nesse dia foram:
- Componentes de um sistema
*Objetivos
*Ambiente
*Recursos
*Componentes Humanos
*Funções
*Procedimentos
*Gestão
- Tipos de Sistemas
*Reais e Tangíveis
*Abstratos
*Mistos
- Porque investir em TI ?
*Segurança, controle e qualidade das informações;
*Rapidez e economia;
*Otimização de Processos;
*Integração entre os setores;
*Competitividade Empresarial.
- Benefícios
*Suporte à tomada de decisões;
*Valor agregado;
*Redução da carga de trabalho;
*Redução de Custos.
- Desafios ( Problemas Típicos)
*Falta ou excesso de informações;
*Abordagem fragmentada na adoção de SI´s;
*Baixo investimento em treinamento e formação de pessoal;
*Informações "podres" e "obsoletas" que sobrecarregam os servidores;
- Tendências na Nova Era de TI
*Empresas horizontais e não-hierarquizadas;
*Empresas Virtuais;
*Economia de redes
Tecnologia da Informação
O objetivo desse blog é, de forma simples e resumida, registrar as atividades realizadas em laboratório durante as aulas ministradas pela professora Renata Guizzardi. O módulo sugestivamente chama-se Tecnologia da Informação.
Os assuntos abordados serão apenas referências parciais do aprendizado e das discussões extremamente proveitosas tidas em aula.
Você stá convidado a compartilhar desse momentos conosco, a 5ª turma do curso de Pós-Gradução Intensiva em Gestão Industrial - uma parceria IEL-ES e FUCAPE.